

E-books
Aqui são apresentadas algumas produções em que o Prof. Dr. Arilton participou como autor de Livros e Capítulo de livros, Coordenação de livros, entre outros. Alguns deles são gratuitos, basta clicar no botão "Baixar e-book".

Processos neuropsicológicos: uma abordagem do desenvolvimento
Esta obra busca apresentar estudos sobre o comportamento humano e a relação com o Sistema Nervoso Central, analisando alguns processos neuropsicológicos como Memória de Trabalho, Funções Executivas, Atenção, não esquecendo que o ser humano é um ser integral.
.png)
Processos neuropsicológicos: uma abordagem do desenvolvimento - Vol. 2
Um ano depois do lançamento da primeira edição surge o volume 2, oferecendo conhecimento em diferentes contextos clínicos e educacionais. Buscou-se ressaltar alguns dos componentes cognitivos como Memória de Trabalho, Inteligência Fluida, Controle Inibitório, entre outros. Nesse sentido, é de suma importância evidenciar a relevância da Avaliação Neuropsicológica na prevenção e promoção de saúde, pois, objetiva oferecer aos profissionais um conjunto de informações sobre os processos cognitivos que interferem e influenciam os aspectos adaptativos e de saúde no desenvolvimento do indivíduo.

Adolescência uso e abuso de drogas: uma visão integrativa.
A principal proposta deste livro é oferecer ao leitor uma visão global sobre a adolescência e suas vulnerabilidades, principalmente quanto ao uso de substâncias psicoativas. A coletânea reúne um universo de especialistas de centros universitários do Brasil e do exterior, congregando variadas áreas do conhecimento – pediatras, psicólogos, psiquiatras, geógrafos, economistas, pedagogos, antropólogos, sociólogos e médicos de diferentes especialidades.
O Prof. Dr. Arilton colaborou no capítulo 25 intitulado: Violência Familiar, Adolescência e Uso de Drogas.

Psicologia: perspectivas em educação e em saúde.
Esta obra traz artigos de profissionais dedicados ao ensino e à pesquisa, que entendem a Educação e a Saúde como áreas complementares à Psicologia e que não devem ser tratadas exclusivamente – nem precisam ser alienadas uma da outra. O foco do livro é o ser humano em sua complexidade, atravessado pelas relações cotidianas que o configuram, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta. O prof. Dr. Arilton colaborou com capítulo intitulado: Habilidades Sociais e tratamento para tabagistas.

Compartilhando saberes psicológicos, filosóficos e educacionais
Este livro é um trabalho coletivo e apresenta as reflexões, pesquisas e análises de docentes e pesquisadores que têm como ponto comum de ancoragem a Educação, ora apresentada na confluência de inter-relações, diálogos e conexões estabelecidos no campo das ciências humanas.
Os estudos aqui reunidos tratam das condições de inserção de educandos e de educadores, oferecendo enriquecedores subsídios para compreensão da realidade em uma ampla variedade de contextos. O prof. Dr. Arilton colaborou no capítulo 10 intitulado: Treinamento de Habilidades em estudantes de medicina: redução de estresse e preparo para atuação na comunidade.

II Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil: estudo envolvendo as 108 maiores cidades do país – 2005.
O objetivo principal deste estudo foi estimar a prevalência do uso de drogas psicotrópicas, lícitas e ilícitas, além de esteroides anabolizantes. Foi também considerado objetivo importante realizar uma comparação dos dados de 2001 com os obtidos em 2005. Estes últimos foram também comparados com dados internacionais. O Prof. Dr. Arilton foi colaborador nessa pesquisa.

V Levantamento Nacional Sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas Entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras – 2004.
O Centro Brasileiro de Informações de Drogas Psicotrópicas – CEBRID, realizou o V Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas 27 Capitais Brasileiras. Desta forma, a realização dessa serie histórica, com o diferencial que este levantamento abrange todas as capitais brasileiras, ampliando a amostra anterior que pesquisou estes dados em apenas 10 capitais. Foram realizados pelo CEBRID estudos semelhantes nos anos de 1987, 1989, 1993 e 1997. O Prof. Dr. Arilton foi colaborador nessa pesquisa.

Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua nas 27 Capitais Brasileiras – 2003.
O Centro Brasileiro de Informações de Drogas Psicotrópicas – CEBRID, tem realizado sistematicamente levantamentos epidemiológicos entre crianças e adolescentes em situação de rua em algumas capitais brasileiras nos anos de 1987, 1989, 1993, 1997, e, pela primeira vez, em 2003 esse estudo ganhou uma dimensão nacional. Este levantamento constitui um importante instrumento para orientar políticas públicas e subsidiar ações que se beneficiam com dados sobre os índices de consumo de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. O Prof. Dr. Arilton foi colaborador nessa pesquisa.

I Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil: estudo envolvendo as 107 maiores cidades do país – 2001.
O principal objetivo desta pesquisa domiciliar de caráter nacional sobre o consumo de drogas foi estimar, pela primeira vez no Brasil, a prevalência do uso ilícito de drogas, de álcool, de tabaco e o uso não médico de medicamentos psicotrópicos, além de esteroides anabolizantes. Esse estudo foi feito nas 107 cidades do Brasil, nas quais a população é superior aos 200.000 habitantes. O Prof. Dr. Arilton foi supervisor do Estado de São Paulo nessa pesquisa.