

Artigos
Aqui são apresentados alguns artigos originais em que o Prof. Dr. Arilton participou como autor/colaborador do estudo/pesquisa. Para acessar os artigos basta clicar no botão "Baixar artigo".

Long‐term ayahuasca use is associated with preserved global cognitive function and improved memory: a cross‐sectional study with ritual users
O objetivo deste estudo foi verificar a influência do consumo ritualístico de ayahuasca na cognição de usuários religiosos experientes de ayahuasca (> 20 anos) e iniciantes (< 3 anos), que participavam de rituais do Centro Luz Divina (CLD), uma igreja do Santo Daime no Brasil. O grupo experiente apresentou pontuações mais altas em comparação ao grupo menos experiente nas tarefas que avaliam as memórias verbais e visuoespaciais de trabalho, respectivamente. O consumo de ayahuasca a curto e longo prazo não parece alterar a cognição humana, enquanto o uso a longo prazo parece estar associado a melhorias em aspectos da memória de trabalho quando comparado ao uso a curto prazo. Esse artigo é parte da Tese de Doutorado do Prof. Dr. Arilton

When formulation procedures strongly matter: a case study of ayahuasca use in Centro Luz Divina, Piedade, São Paulo, Brazil.
Os objetivos deste estudo foram (a) descrever a história da formação do Centro Luz Divina, Piedade, São Paulo, (b) descrever as plantas e receitas envolvidas no preparo da bebida Ayahuasca, e (c) fornecer informações para futuros estudos químicos e farmacológicos da Ayahuasca. Esse artigo é parte da Tese de Doutorado do Prof. Dr. Arilton.

Temperamento dos adeptos do uso ritual da Ayahuasca do Centro Luz Divina, Piedade – SP, Brasil.
O objetivo deste estudo foi verificar a influência do consumo ritual da Ayahuasca pelos adeptos daimistas do Centro Luz Divina, em relação ao temperamento de usuários experientes e iniciantes. Esse artigo é parte da Tese de Doutorado do Prof. Dr. Arilton.

Comparison between two household surveys on psychotropic drug use in Brazil: 2001 and 2004.
O Centro Brasileiro de Informações de Drogas Psicotrópicas – CEBRID, realizou duas pesquisas domiciliares sobre drogas no Brasil, uma em 2001 e uma em 2004, permitindo, pela primeira vez, uma comparação entre os estudos usando a mesma metodologia. O Prof. Dr. Arilton foi um dos autores desse estudo.

Padrões de violência domiciliar associada ao uso de álcool no Brasil.
Este artigo é resultado da pesquisa de Mestrado do Prof. Dr. Arilton. Foi o primeiro levantamento sobre o tema violência domiciliar associado ao uso de álcool no Brasil. Essa pesquisa pioneira teve por objetivo analisar as situações de violência domiciliar ocorridas com o agressor sob efeito do álcool em domicílios das 108 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes no ano de 2005.
.png)
Decrease in tobacco use among Brazilian students: A possible consequence of the ban on cigarette advertising?
No ano 2000, a publicidade de cigarros foi banida da mídia brasileira [LEI N° 10.167, de 27 de dezembro de 2000]. No entanto, não foram realizadas pesquisas suficientes para medir o impacto dessa proibição. O objetivo da presente pesquisa foi comparar o uso de tabaco por alunos do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas, em 1997 e 2004, ou seja, antes e depois da proibição da propaganda de tabaco no Brasil. O Prof. Dr. Arilton foi um dos autores do estudo.
.png)
Violência domiciliar associada ao consumo de bebidas alcóolicas: Um levantamento no Estado de São Paulo.
O objetivo deste estudo inédito foi quantificar os casos de violência interpessoal domiciliar associados ao consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas no Estado de São Paulo. Esse artigo foi resultado da Iniciação Científica do Prof. Dr. Arilton sob a orientação da Profa. Dra. Ana Regina Noto, realizada no Centro Brasileiro de Informações de Drogas Psicotrópicas – CEBRID/UNIFESP, em 2004.